quarta-feira, 13 de maio de 2015

Resumo do filme "CIDADE DE DEUS"

CIDADE DE DEUS
O filme Cidade de Deus é baseado no livro do escritor Paulo Lins. O filme começa com uma festa, algumas pessoas dançando, algumas preparando galinhas para fazerem almoço, em seguida uma galinha foge e um homem grita para que peguem a ave, de repente surge muitos homens armados correndo para pegá-las, eles correm e chegam em uma rua onde encontram um menino e aproveitam a oportunidade e pedem que para que ele pegue a  ave.
A história tem como base a vida de Buscapé, um jovem que mora na favela e vê o trafico de drogas aumentarem a cada dia, este fato se dá na década de 60 a 80. Buscapé é o protagonista e narrador da história, a história é narrada em primeira pessoa, o filme é passado na cidade maravilhosa o Rio de Janeiro.
O narrador da história é irmão de um assaltante, ele acha errada a prática do irmão, no entanto, é obrigado a acobertar as práticas errôneas do irmão, Buscapé cresce, mas não se envolve com o crime tampouco com p tráfico, embora seja tentado a todos os momentos, e com o passar do tempo ele vê seu amigo Dadinho se perder no mundo do crime. Buscapé se torna fotografo profissional e tem êxito em seu trabalho ao colocar na primeira página dos jornais a foto de um dos maiores criminosos do local onde mora.
A realidade vista no filme é a da atualidade, pois os meninos entram no mundo do crime e se tornam aos poucos grandes líderes do crime, quando se torna adulto, Dadinho passa a ser chamado de Zé Pequeno, o maior traficante da Cidade de Deus, na linguagem dos traficantes ele é considerado o dono da Cidade de Deus.
Zé Pequeno tem um rival na Cidade de Deus, este é chamado Sandro Cenoura, um dono de um ponto de tráfico, este por sua vez é personagem decisivo no início da guerra pelo poder e domínio do tráfico de drogas na Cidade de Deus.
Mas na trama também existem personagens bons, como por exemplo, o Mané Galinha, mas este não é bom durante toda a trama, pois ao ver sua namorada sendo estuprada por Zé Pequeno, é alimentado por uma sede de vingança e começa a assaltar e a matar. O filme Cidade de Deus é a favela que fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro, neste filme vemos o desenvolvimento da criminalidade.
Percebe-se no decorrer do filme uma grande banalização da vida, o aumento da violência onde pessoas não se respeitam, a impunidade é visível e as práticas ilícitas aumentam a cada dia, o respeito já não existe mais, tudo se volta para o tráfico de drogas, uma prática ilícita sem regras e este fato é enfatizado muito bem nos personagens do filme.
O personagem Zé Pequeno é o traficante que aterroriza a Cidade de Deus, roubava, matava, estuprava e traficavam drogas, ele nunca era preso, pois a policia também era corrupta de modo que a criminalidade local somente aumentava e era a policia também que a grande patrocinadora do trafico e da criminalidade local.
Mesmo sendo a representante da lei e da segurança pública, a polícia que trabalhava dentro da Cidade de Deus não era eficiente e não trabalhava em prol da população e da sociedade, atuava somente para auxiliar o trafico de drogas, obtendo vantagens para si. É importante destacar que nesta favela não existia diferenciação entre o certo e o errado, pois tudo era permitido, mas para tudo que fosse acontecer na favela tinha que ter a autorização de Zé Pequeno, que era o manda chuva da favela.
Zé Bené pequeno estupra a namorada de Mané Galinha e mata seu tio e irmão, depois disso Galinha vira um grande aliado de Cenoura, mata um dos homens de Zé e o fere, desencadeia então a guerra com as facções do crime e desencadeia em toda a Cidade de Deus, cada lado do crime passa a recrutar os soldados, no entanto a gangue de Zé se sobressai, neste momento, Zé Pequeno faz Buscapé fotografar ele e sua gangue, mas um repórter as escondidas decide publicar as fotos em um jornal, Buscapé Zé pequeno quer mata-lo, mas a publicação faz com que Zé ganhe notoriedade.
 No filme em alguns momentos existem idas e vindas ao inicio do filme, e uma cena marcante Buscapé se surpreende quando Zé pegue a galinha que fugiu, no entanto, quando ele se prepara para apanhar a ave, aparece Cenoura e no exato momento inicia um tiroteio entre as gangues, Mané Galinha é morto por um menino chamado Otto, que se infiltrou para vingar a morte de seu pai. Com a chegada da policia Zé é revistado e humilhado pelos policiais, Zé Pequeno e Cenoura são presos, mas Zé é liberado pela policia e Buscapé fotografa todos os momentos, mas quando os policiais vão embora os Caixa Baixa cercam Zé e o matam em vingança de seu amigo, Buscapé tira fotos do corpo e leva ao jornal que publica as fotos do corpo de Zé baleado.
O final do filme se dá com a Caixa Baixa andando pela Cidade de Deus, que faz uma lista dos traficantes que eles pretendem matar para dominar o império das drogas, eles dão a entender que o Comando Vermelho está Chegando à Cidade de Deus. O que nos leva a refletir   com o filme é que percebemos o quanto é difícil nos dias de hoje, trazer  esses adolescentes para a vida escolar, porque , o mundo lá fora está muito mais atrativo. Baseado na realidade massacrante do filme, fico um tanto preocupada com a educação de hoje e através disso gostaria de ser um profissional diferente com visões de trabalho, inovar, está desenvolvendo métodos que possa servir de atrativo para os alunos , por isso estou me preparando para fazer diferença no meio escolar.
Como futura  educadora tenho que mostrar aos meus alunos que vivemos em um país que embora seja rico, existe muita desigualdade, o filme retrata aventuras individuais de garotos que moram na periferia retratando o cotidiano de moradores da favela.
Os fatos sociais são desconhecidos de muitas pessoas da sociedade e trabalhar essa temática faz com que o universo do aluno seja enriquecido, ela passará a respeitar e não ver a favela sob perspectivas distantes. A desigualdade social existe, mas é dever de todos não só do educador não se ater a estas peculiaridades e sim fazer com que os educando compreendam desse modo.
Para curso de letra a linguagem de informal, os palavrões falado por cada personagens, nos faz refletir pois na escola vamos está com adolescentes com varias mentalidade cabe a nós enquanto educadores desenvolver um contexto histórico do ambiente social, que alerte nossos alunos para uma linguagem formal, além de alertamos a não se envolver em mundo de coisas erradas, cujo o futuro não é promissor.
Como acadêmica pude tirar várias lições ao assistir este filme, além de proteger nossos alunos, também devemos nos proteger, ao ser cuidadoso no falar e em pensar, pois hoje nos dias atuais não é fácil ser educador por isso devemos ter em nossas mentes espírito de amor e respeito aos cidadãos sejam os pais de aluno e aos alunos para tornarmos um ambiente de trabalho livre de violências e desentendimentos .




Referencias

Nenhum comentário:

Postar um comentário